A vida útil de um sensor de sementes pode ir além do tempo estipulado de garantia, pois sua vida útil e eficiência no funcionamento dependerá muito de suas manutenções preventivas pois ao entrar em contato com os resíduos do solo, umidade, sujeira, os resíduos (grafite) das sementes, os sensores podem apresentar falhas no monitoramento de leitura causado por uma camada de sujeira, portanto mantenha sempre eles limpos e em boa conservação antes de iniciar e durante o processo do plantio.
Todo equipamento que é mal manuseado pode ter sua eficiência questionada, mas esse problema não é do fabricante e sim do responsável que está fazendo o uso inadequado da peça agrícola. Para os sensores de sementes que estão em contato direto com o solo e todas as intempéries do clima é muito importante mantê-los bem conservados mesmo após várias vezes de uso, no caso do sensor de sementes em metal zamak produzido pela Agromolde essa matéria-prima é muito resistente e pode durar por um longo período de tempo, ao somar os cuidados que estamos orientando mais uma boa utilização do produto o agricultor terá em suas mãos uma peça de qualidade com eficiência e durabilidade.
É aconselhado sempre que após o uso das máquinas plantadeiras no manejo da terra para plantar as culturas de grãos que os equipamentos sejam limpos e guardados em locais apropriados protegendo da chuva e umidade.
Para realizar a limpeza dos sensores de sementes o responsável poderá utilizar tanto o limpa contato quanto o álcool isopropílico mantendo seguro a funcionalidade dos componentes eletrônicos da peça agrícola.
Agora que você já sabe o que precisa fazer para ter uma peça agrícola de qualidade por mais tempo no seu maquinário, comece hoje mesmo a praticar esses cuidados e veja a diferença que isso pode ter nos seus equipamentos.