A agricultura é um trabalho que se desenvolve e cresce desde os tempos antigos, antes da criação das máquinas o trabalho era feito manualmente necessitando de mais tempo e especialização dos trabalhadores no campo.
Hoje em dia, no mundo moderno, após a invenção do motor a combustível fóssil que foi desenvolvido para diversos tipos de máquinas, os maquinários agrícolas estão muito mais eficientes e tecnológicos, com mecanismos e implementos que agilizam e facilitam o trabalho de colheita nas lavouras do Brasil e do mundo.
Você conhece as especificidades das colheitadeiras ou como primeiramente eram chamadas colhedoras?
As colheitadeiras são máquinas que podem ser toda a carroceria do maquinário como também podem ser implementos agrícolas que são acoplados no trator para realização do trabalho.
Existem os seguintes tipos de modelos de colhedoras:
Automotrizes com capacidade de realizar o trabalho com motor próprio.
De Arrasto que podem ser tanto equipadas com um motor auxiliar quanto um trator agrícola.
Montadas que precisam, necessariamente, ser tracionadas por um trator agrícola para realizar o trabalho.
Dependendo do tipo de cultura que o agricultor irá realizar a colheita, o funcionamento das colhedoras pode ter funções distintas, por exemplo nas culturas de soja e milho o maquinário deve realizar operações em sequência, como cortar, debulhar, separar os restos da planta dos grãos e guarda-los no baú da máquina.